A recente onda de crimes que assolam os macaibenses, leva-nos a pensar, se isso um dia irá pelo menos amenizar. Os índices de criminalidade com mortes violentas, só provam o que todos devem saber: a coisa só tende a crescer. Macaíba hoje tem um saldo bastante negativo, quando o assunto é violência. Só nesse primeiro semestre de 2017, já foi contabilizado 46 homicídios, onde se formos comparar com o mesmo período de 2016, teremos um aumento significativo de 39,4%! São números alarmantes! 

Mesmo diante de todo o apelo da população por mais políticas públicas voltadas para a segurança pública, mesmo assim, o prefeito municipal parece virar as costas para o povo, e fazer de conta, que esse assunto não lhe pertence. O prefeito por sua vez, andou comparecendo ao enterro do policial Jean, assim como no enterro da outra vítima, a senhora que também foi atingida com os disparos, que tiveram as suas vidas ceifadas, por falta de políticas preventivas de segurança. O prefeito, por sua vez, comparece nos velórios, faz presença no cemitério, mas se falar em colocar a mão na caneta para assinar melhorias para a segurança do povo de Macaíba, ah... nisso ele corre léguas!

Diante de todo descaso em investimentos na segurança do povo, vemos um projeto que existe em Macaíba e que é gasto quase 1 milhão de reais por ano, e, particularmente falando, é um dos projetos mais sem futuro, mais ineficiente que existe ou já existiu nessa cidade. O projeto de videomonitoramento é um fracasso total, assim como o gestor que assinou esse projeto. Câmeras de segurança dentro de uma Secretaria de Trânsito? Isso é o fim da picada! Não existem dados, estatísticas, resolução de crimes, apoio das imagens no Judiciário Criminal ou na Promotoria Criminal, na Delegacia de Polícia, NÃO EXISTE NADA! Recentemente, fui até a Promotoria Criminal de Macaíba, e ao perguntar se existia alguma imagem das câmeras em forma de DVD naqueles muitos processos, e a resposta dada é que "não existia". Enfim, temos câmeras bem posicionadas, filmando as principais vias da cidade, mas, que de nada vale todo esse aparato, sem nenhuma utilidade tiver. 

Recentemente, os 04 vereadores da oposição, a saber, Igor Targino, Denilson Gadelha, Emídio Jr. e Zeca Cunha, além do colunista deste blog, fomos até o TCE, nos informar sobre a possibilidade do pagamento das diárias operacionais de segurança. O Presidente do TCE, Dr. Gilberto Jales, nos recebeu, e esclareceu-nos todos os pontos sobre o tema. Inclusive, algumas Prefeituras do RN, a saber, a de Canguaretama e outras, estão PAGANDO diárias operacionais de segurança pública. Aqui em Macaíba, a Prefeitura tem se negado a pagar essas diárias. 

Porém, pelo que temos visualizado nas redes sociais, parece que o gestor dá mais atenção aos velórios dos macaibenses, isto é, quando a desgraça já está feita, do que, trabalhar e fazer por onde, a desgraça ser pelo menos evitada, amenizada. Um prefeito pode fazer algo para amenizar a crise da insegurança macaibense? Ele não só pode, COMO DEVE! Ele é pago para isso! Ele é pago para colocar a cidade em ordem! Se eles querem pagar milhões em vigilantes, que se pague na Guarda Municipal! Pelo que temos visto, em Macaíba, o CRIME É ORGANIZADO, E A GESTÃO, DESORGANIZADA E FALIDA. Sem mais!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba


Postar um comentário

 
Top