A operação "Alta Voltagem", que fora deflagrada pelo Ministério Público no dia 01 de novembro de 2017, na sede da Prefeitura de Macaíba - RN, a qual é um desdobramento da operação "Cidade Luz", que investiga contratos de iluminação pública envolvendo a empresa ENERTEC, assim como agentes públicos envolvidos, onde, na ocasião, dois secretários da Prefeitura de Macaíba foram afastados das suas funções, por suposto envolvimento em atos ilícitos com essa empresa, um deles, volta a aparecer novamente em nossa matéria, e quem diria, eles dois, Raw e a ENERTEC.

No ano passado, no dia 02 de março de 2017, o blog "Senadinho Macaíba", publicou uma matéria, sendo reprisada pelo blog "Informativo Atitude" no dia 03 de março de 2017, que dava conta de parte de um telhado da capela São José, que havia caído devido as fortes chuvas. A capela São José se localiza na rua do "Barro Vermelho", no centro de Macaíba, e está tombada pelo patrimônio estadual.
-
Prints de tela: Fonte: Informativo Atitude - Credibilidade é o que conta
-
Segundo a matéria do blog "Informativo Atitude", que fora reprisada do blog "Senadinho Macaíba", a pedido do padre Assis, os secretários municipais de Cultura, Marcelo Augusto, e o de Infraestrutura, Rawplácido Maia (que está afastado por suposto envolvimento em corrupção com a empresa ENERTEC, da referida matéria), foram até a capela São José para realizarem uma vistoria "técnica" e "histórica" no local, mesmo o prédio da Capela São José, sendo tombada pelo patrimônio ESTADUAL (Fundação José Augusto). Portanto, não era competência de nenhum deles, mas foram... 

O mais curioso dessa história toda, é ver na referida matéria, um caminhão munk, daqueles que tem um braço mecânico, que leva o funcionário até às alturas, dentro de um bauzinho, que fora contratado, possivelmente, para realizar serviços de iluminação pública em Macaíba, por um valor ALTÍSSIMO, sendo usado, supostamente, para realizar serviços no teto de uma capela, cujas responsabilidades é do ESTADO (pois se trata de um prédio com tombamento estadual) e/ou, também, de quem está usando o prédio, nesse caso, a igreja católica, pois, telhado nenhum cai, se houver manutenção periódica.
-
 Valores pagos à empresa ENERTEC pela Prefeitura de Macaíba. Quase UM MILHÃO DE REAIS em 2017. Fonte: Portal da Transparência - PMM
-
No ano de 2017, a empresa ENERTEC recebeu como pagamentos pelos seus serviços na cidade de Macaíba, quase UM MILHÃO DE REAIS. O que mais nos deixa chateado, é saber que essa empresa prestava um PÉSSIMO serviço de iluminação pública em nossa cidade, mesmo tendo altos valores de taxa de iluminação pública que eram pagas na conta de energia dos contribuintes, muitas ruas de Macaíba, viviam num completo estado de abandono, às escuras. Graças a Deus e a operação "Alta Voltagem", essa empresa foi embora de Macaíba, para nunca mais voltar.

Só queremos pedir encarecidamente aos gestores das secretarias e ao próprio gestor do município, o prefeito Fernando Cunha, que evitem ao máximo esse tipo de situação. É melhor dizer que não pode, do que lá na frente, responder pelos atos. Não se pode usar um equipamento e/ou pessoas que foram contratadas para uma determinada finalidade, e desvia-las para outra finalidade. É por essa e outras razões, que nascem as denúncias em promotorias, e é delas que nascem os chamados processos por "desonestidade administrativa". A questão, senhor prefeito, é que uma máquina dessa, juntamente com os trabalhadores, custam caro aos próprios contribuintes dessa cidade, e se o senhor fosse um prefeito atuante, competente, essa cidade seria outra, inclusive no quesito "iluminação pública".

A igreja católica local, não tem nada a ver com operação "Alta Voltagem", ou qualquer conduta ilícita, porém, quanto aos secretários, se vocês queriam consertar o teto da capela, que tirassem do próprio bolso dos senhores (já que ganham bem), como oferta para a igreja, ao invés, de alguns dos senhores ou alguém, ter chamado o munk da Enertec que, possivelmente, seja proveniente de contrato público. As datas e horários e a própria matéria, deixam-nos acreditar, que tudo era público: o uso das funções públicas dos senhores, e possivelmente, do próprio equipamento e pessoas usadas da Enertec, para esse conserto. Sem mais.
-
Colunista do Diário de Macaíba
  


Postar um comentário

 
Top