LEIA ATÉ O FINAL E ENTENDA:

O que você entende por economia? Economia, falando de uma forma mais popular, é o dinheiro, é os bens ou os serviços, circulando e movimentando-se de forma a causar uma perfeita harmonia, como se fosse uma música, que não para de tocar. Porém, quando o dinheiro, os bens ou os serviços deixam de circular no mercado, nas mãos das pessoas, a CRISE começa a operar. A crise numa economia, pode ser presente e começar, quando o dinheiro deixa de circular em uma das mãos. Vamos a um exemplo? Vamos supor, que um pai de família, perde o seu emprego. Aquela feira que ele fazia no mercadinho da esquina, em torno de 500 reais, deixará de ser feita. O dono do mercadinho, deixará de comprar 500 reais a mais aos seus fornecedores. Os fornecedores, deixarão de comprar os 500 reais da indústria, e a indústria, deixará de comprar 500 reais de matéria-prima para fabricar seus produtos. Viram a falta que 500 reais pode fazer numa cadeia produtiva? Quantos 500 reais estão deixando de circular em Macaíba? Estamos falando da crise em uma só família. Quantas famílias não estão desempregadas por aqui?

Aqui em Macaíba, a crise dos 50 reais, dos 500 reais, dos 1000 reais... já dura muitos anos! O povo de Macaíba vive numa liseira sem tamanho! Não dá para contar quantos desempregados temos em Macaíba. Quantos milhões de reais estão deixando de serem gastos na cidade? Já imaginaram se em nossa feira livre do sábado, cada família macaibense tivesse 200 reais para gastar por lá? Teríamos um outro resultado! Nosso povo é pobre, justamente, por falta de oportunidades! Nossa economia é pequena, justamente, porque não existe dinheiro circulando pelas mãos do nosso povo! Quando o comércio vende menos, ele compra menos, não contrata e demite os que estão trabalhando. 

Não podemos basear a nossa economia, tendo como parâmetro, tendo como base, apenas no que a prefeitura arrecada por mês. Não adianta uma prefeitura arrecadar quase 15 milhões por mês, e o povo viver na miséria! A realidade da prefeitura, rica e abastada, e a realidade do seu povo, liso e sem emprego, são na verdade, pontos distantes de se encontrarem. Na Prefeitura de Macaíba, temos uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que essa, deveria servir como uma grande incentivadora de políticas para o enfrentamento da crise. Mas nada faz. O povo de Macaíba já convive com a crise bem antes dela existir no Brasil como um todo. Em Macaíba, na verdade, a crise nunca saiu daqui. 

Todos nós conhecemos aquele pai de família, que vive de bicos, ou, que não consegue emprego de jeito nenhum! Em Macaíba, quem quer sobreviver, precisa vender dindim, precisa vender lanches, precisa viver de favores, precisa viver na informalidade, fazendo bicos e outros. Quero deixar bem claro que, todo trabalho é digno, seja ele qual for. Porém, quem quer viver parado em casa a espera de um bico? Vamos ser realistas! Uma economia fraca, abre brechas para o aumento da criminalidade! Ah... qualificação e educação! Vamos falar desses dois assuntos em uma outra matéria. Vou parar por aqui, afinal, se nessa economia de Macaíba, fosse injetada cerca de 5 milhões de reais de forma criativa, o povo ficaria feliz, postos de trabalho e novas rendas seriam geradas, e todos, estariam cuidando bem de suas famílias e vivendo com dignidade, sem precisar vender o voto, sem precisar bajular políticos e ninguém!
-
Mário Henrique
Redator do Diário de Macaíba





Postar um comentário

 
Top