Há quem diga que criminoso não tem jeito, e que todos devem morrer. Quando lemos ou ouvimos isso, certamente, é porquê as pessoas já não aguentam mais tantos crimes e tantas impunidades. Muito se ouve falar que, "a polícia prende e a justiça solta". As cadeias públicas foram criadas com a finalidade de "ressocializar" o apenado. Porém, de acordo com os últimos noticiários, não é isso que a sociedade tem visto. Parece que as cadeias públicas, tem se tornado cada vez mais uma "faculdade do crime". Lá eles fazem novas amizades, aprendem novas modalidades de crimes, e de quebra, ainda realizam motins e rebeliões para colocar suas aulas teóricas da "faculdade" em prática. 

Porém, nem todos os que estão nos presídios, querem, de fato, se tornar um "criminoso de carteirinha". Nos presídios e nos centros de detenções, existem aquelas pessoas que se arrependeram dos seus atos, que estão cumprindo suas penas, mas, que sonham em sair daquele lugar, e terem uma nova vida. Muitas igrejas pelo Brasil afora, realizam trabalhos de ressocialização com os detentos, através das visitas voluntárias. Muitos resultados benéficos para a sociedade, tem se obtido através desses programas de ressocialização que as igrejas oferecem. São incontáveis os detentos que hoje tem uma nova vida, e jamais voltaram para o mundo do crime. Esses detentos que foram resgatados por esses trabalhos das igrejas, poderiam estar roubando a mim e a você, ou realizando toda sorte de crimes na sociedade. Esse é um resultado que o Estado quase não consegue obter, com suas políticas de ressocialização. Poucas pessoas na sociedade, conhecem ou sabem desse trabalho sério e que obtém sucesso, que as igrejas promovem nos presídios. A Palavra de Deus tem o poder de libertar o homem de qualquer condição. Basta ele obedecer a Palavra de Deus.



A melhor política de ressocialização, é colocar a Palavra de Deus nos presídios. Porém, nada vai mudar de fato, se a Palavra de Deus for incentivada apenas nos presídios, e não nas escolas. Se a Palavra de Deus não estiver na base da educação infantil, sem placas de igreja, e com a autorização dos pais e do Município, as cadeias poderão ser a casa de alguns filhos e netos quando crescerem. Infelizmente, os jovens são os que enchem os presídios. Em casa, as crianças deverão seguir exemplos e regras. A Palavra de Deus não impõe regras ao ser humano, apenas apresenta escolhas. Ela apenas mostra que Deus amou/ama o homem, e quer vê-lo feliz e realizado. Porém, o caminho para ser feliz, consiste em obedecer a Sua Palavra, cabe ao homem escolher. Deus nunca deixou de amar a humanidade. O homem, porém, é que vive a se distanciar Dele. O Rei Davi certa vez escreveu assim: "Feliz é a nação, cujo Deus é o Senhor". Dentro desse tema, eu posso afirmar que: "Feliz é o presídio, cujo Deus é o Senhor". 
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba

Postar um comentário

 
Top