Durante a história da humanidade, a questão da água sempre foi determinante para o sucesso de um povo. Se tinha água, eles permaneciam naquele lugar e prosperavam, porém, se faltasse, eles iriam em busca de novas oportunidades de encontrar água. Essa questão da água é tão importante, que vitórias na guerra de um rei contra o outro, também era determinada pela água. Exército com sede, não vence batalha, e o fracasso é inevitável.

Nos dias atuais, no mundo moderno, com todos os avanços, a falta de água ainda aflige muitas famílias. Às vezes, não é a falta de água em si, pois água existe em muitos lugares na natureza para ser extraída, porém, em alguns casos, nota-se  A FALTA DE RESPONSABILIDADE e DE COMPROMISSO COM O POVO, para que a água não possa faltar.

O drama da água em Cana Brava, é bastante antigo. O abastecimento de água na comunidade, se dá pelo modelo associativista, mediante extração de água por meio de uma bomba elétrica em um poço. Onde existe a união, e com o pagamento da conta da água, é possível manter o sistema de abastecimento e quem sabe, AMPLIÁ-LO E MELHORÁ-LO se houver uma gestão EFICIENTE e TRANSPARENTE dos recursos que entram. Mas isso os moradores PRECISAM acompanhar de perto...

Durante essa semana, a energia elétrica que supre a bomba da água da comunidade, FOI CORTADA. Por incrível que pareça, FOI CORTADA. O que está acontecendo em Cana Brava? Como está a gestão desses recursos? QUEM ESTÁ CONTROLANDO ESSES RECURSOS??? Eu, Mário Henrique, não moro em Cana Brava, mas, tenho muitos amigos de adolescência que estudaram comigo daquela comunidade, e muito me dói saber do sofrimento deles, de suas famílias e da comunidade como um todo.

Sem água ninguém faz nada! E o sofrimento continuará, caso ninguém faça nada! Tem morador comprando garrafão de água mineral para fazer um simples mingau para o filho! O mais interessante, é saber que o senhor Luizinho, é quem encabeça as coisas por lá. Bom... se Luizinho não é o presidente da associação, pelo menos ele indicou a pessoa. Eu fico pensando comigo mesmo, como é que aquela comunidade se sujeita a isso! Eles tem o dinheiro, PAGAM pelo fornecimento, mas vivem a lastimar por falta de água! Moradores de Cana Brava, se libertem dessa paixão que vocês tem por Luizinho! Abram o olho de vocês! Só vocês estão sendo prejudicado! Vamos acordar pra vida! 

Vamos ficar de olho na prestação de contas dessa associação, vamos acompanhar, elejam pessoas para ficar à frente da associação, que NÃO TENHAM COMPRIMISSO COM POLÍTICO ALGUM, MAS QUE TENHAM COMPROMISSO COM A COMUNIDADE! O sistema de água já está defasado para a comunidade há muito tempo! Além de defasado, tem a energia cortada! É o fim da picada! Ninguém toma as providências, mas o dinheiro todo mês entra. VAMOS ACORDAR!!! Se liga povo de Cana Brava!!! Não se apoiem em vereador e nem secretário não! A associação é INDEPENDENTE! SE UNAM E VIVAM INDEPENDENTE, PARA O BEM E O AVANÇO DA COMUNIDADE. Vocês mesmos tomem a frente, invistam na associação, com união e trabalho, até ambulância e transporte PRÓPRIO vocês terão! Sem mais!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos









Postar um comentário

 
Top