Durante a 2° Audiência Pública na Câmara Municipal, para tratar dos temas abordados no Plano Plurianual (PPA), que é um conjunto de metas e objetivos financeiros, estipulados e traçados pela gestão municipal, a serem possivelmente executados durante os próximos 04 anos (2018-2021), baseados em previsão de orçamento, planejamento e suposições, que servirão de base para a confecção das LDO's e LOA's respectivamente. Ao ler partes do documento do PPA, uma frase destacada na imagem abaixo, chamou a nossa atenção, no quesito "Descrição":
-
Reprodução: Parte da página 42 do PPA - PMM
-
No Programa "Macaíba Econômica" (página 42 do PPA), a Prefeitura de Macaíba fala que, existe por parte da gestão municipal, um "desejo incansável de alcançar um bom nível de arrecadação (de tributos) [...]".

Seria interessante que, a Prefeitura de Macaíba, em vez de ter um desejo incansável de arrecadar mais tributos, ela se propusesse a ter um desejo incansável de solucionar os problemas, que tanto sangram essa cidade. Nessa cidade só se ver projetos engavetados, quadras de esporte sucateadas, filas de exames, filas de cirurgias intermináveis, remédios que faltam, fora os diversos problemas sociais e de saúde pública que tanto afeta a nossa cidade e os seus moradores.

Não é de se estranhar que, a Prefeitura de Macaíba, mesmo estando com as despesas com pessoal, abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo assim, ela prefere encher mais e mais, a máquina pública de gente, onerando e muito, a folha de pagamento, e deixando de lado, as prioridades e os projetos de infraestrutura e de bem estar social, que essa cidade tanto carece e precisa a muito tempo. Não se vê a Prefeitura de Macaíba falando que vai cortar despesa disso ou daquilo, ou, que vai começar e concluir o projeto "A" ou "B". A cantiga que mais se ouve, é que existe uma crise sem fim nessa cidade, e que a solução que eles sempre encontram para sair dessa crise, é contratando mais cargos comissionados. Essa só pode ser a solução da saída da crise, pois é isso que eles mais fazem nessa cidade. 

No mais, é preocupante essa história de  "desejo incansável" de aumentar ainda mais a arrecadação. O prefeito de Macaíba, deveria desejar aumentar o número de médicos atendendo, o número de exames ofertados, o número de remédios oferecidos, o número de obras concluidas. Se com a milionária arrecadação mensal, já não fazem quase nada nessa cidade, se aumentarem mais a arrecadação, corre o risco deles gastarem o dinheiro suado do contribuinte, contratando mais cargos comissionados! Quanto mais impostos pagos, mais o povo vive na miséria, pois o retorno desses muitos impostos pagos, pouco é percebido pela população carente. Quanto mais gente eles contratam, mais a cidade afunda! É um Deus nos acuda!
-
Mário Henrique
Colunista do Diário de Macaíba
e
Ativista de Controle Social de Gastos Públicos



Postar um comentário

 
Top